Inscrições para concurso de trajes da Fanfarra Municipal seguem até dia 11

 

Publicado em: 06/05/2016 00:00

Whatsapp

 

Podem participar da disputa estudantes matriculados no ensino superior em Moda ou Design das universidades do município

Seguem abertas até a próxima quarta-feira (11), as inscrições para 1º Concurso Fashion da Fanfarra Municipal, promovido pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Além de revelar novos talentos, o objetivo será eleger o traje que vestirá a banda do município pelos próximos anos. Podem participar da disputa estudantes que estejam matriculados em umas das séries do ensino superior em Moda ou Design na Universidade Estadual de Maringá (UEM) ou na Unipar. Os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar levarão para casa estojos de canetas profissionais para cromatização de desenhos e troféus de participação.

“Percebemos que as roupas das fanfarras sempre permanecem nos mesmos padrões e moldes. E por que nós, da Capital do Vestuário, não inovamos? Pensamos que esta seja uma iniciativa interessante, não só por dar esta oportunidade aos estudantes, mas por promover a fama do nosso município e aproximar a Divisão de Cultura das instituições de ensino superior”, apontou a representante da pasta, Silvana Camargo. De acordo com ela, o contato com as coordenações dos cursos foi muito enriquecedor. “O concurso se coloca como um desafio para os alunos pensarem algo diferente, que não esteja voltado para o mercado, como acontece rotineiramente”, apontou.

Os candidatos interessados devem entregar os trabalhos, produzidos individualmente, na Divisão de Cultura, localizada no Paço Municipal, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, junto ao formulário de inscrição – disponível com os coordenadores dos cursos – e cópia da Certidão de Matrícula. Cada candidato pode inscrever um único projeto (croqui frente e costas com especificações técnicas, em papel com gramatura superior a 350 g/m²), em formato A4, cromatizado. A vestimenta unissex inscrita deve ser composta por túnica e calça e projetada visando a confecção nos tecidos Oxford e/ou Expandex nas cores da bandeira do município de Cianorte (azul royal, vermelho e branco) e aviamentos, como botões, franjas, metais.

O júri de avaliação será composto por profissionais das áreas de Design e Moda; por membro da Secretaria de Educação e Cultura; e representante da Federação Paranaense de Fanfarras, que remeterão notas individualmente aos trabalhos, primando pela imparcialidade nas escolhas. Os critérios de análise serão a criatividade, originalidade dos looks, viabilidade da confecção dos looks, modelagem e conforto. “É claro que não é possível sair muito dos formatos previstos pela confederação, até para que consigamos participar dos concursos de fanfarras realizados por ela. Entretanto, os alunos podem ousar nas escolhas dos aviamentos, cores, recortes, entre outras coisas, deixando o traje com um ar mais moderno”, concluiu a chefe de Divisão. A cerimônia de premiação acontece no dia 16 de maio em local a ser divulgado.

Imagens