Conselheiros tutelares de 42 cidades participam de capacitação em Cianorte

 

Publicado em: 27/11/2015 00:00

Whatsapp

 

Cianorte sediou nesta terça-feira (24), a 1ª Capacitação da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes do Estado do Paraná. Estiveram presentes, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), durante todo o dia, cerca de 170 pessoas, entre conselheiros tutelares e profissionais da área da assistência social de 42 municípios paranaenses, pertencentes a quatro comarcas.

O evento também foi o 8º Seminário de Formação Inicial promovido pela Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Paraná (ACTEP-PR). Na cidade aconteceu em parceria com o Ministério Público do Estado do Paraná, Instituto Federal do Paraná e Fundação Escola do Ministério Público e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cianorte.

“A capacitação de hoje é resultado da nossa vontade de passar conhecimentos para formar profissionais preparados para lidar com as diversas situações que surgem no decorrer dos atendimentos”, comentou Marcio Rosa da Silva, presidente da ACTEP/ PR. Durante a instrução ministrada por ele, foram tratadas as atribuições do Conselho Tutelar, rede de atendimento, Sistema de Garantia de Direitos, entre outras questões para que os profissionais não cometam equívocos no dia a dia.

Os conselheiros tutelares eleitos no último domingo (22), em Cianorte, estavam na ocasião. “Parabenizo a todos os presentes que buscam se aperfeiçoar para, assim, melhorar a qualidade dos serviços às crianças e adolescentes. Saibam que podem contar com o apoio da Prefeitura de Cianrote. Não medimos esforços para oferecer condições para o desenvolvimento das ações do Conselho Tutelar, como já fizemos ao disponibilizar um novo local de trabalho.”, comentou o prefeito Bongiorno.

“A presença dos conselheiros eleitos demonstra o interesse e o comprometimento com que vão desenvolver essa função de tão grande importância na nossa cidade”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Suelen Ranucci Galhardo.

A promotora de Justiça, Elaine Lopo, encarou o encontro de formação, bem como a eleição do último domingo, como mais uma etapa vencida para a inclusão de crianças e adolescentes na sociedade. “Temos que transformar os desiguais em iguais para que eles tenham um futuro”, disse. A Juíza da Vara da Infância e Juventude, Marília Mitie Yoshida, enfatizou a necessidade desses profissionais encararem a profissão com muita responsabilidade.

Também estavam presentes na ocasião o vice-presidente da Câmara Municipal, Valdomiro Gonçalves Pereira; a secretária municipal de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini; o representante da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sidney de Souza; chefe da Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Cristina Bertoli Pires; entre outras autoridades.

Imagens