A Secretaria Municipal de Cultura está retomando suas oficinas gratuitas. O programa, anteriormente conhecido como Cultura Viva, agora se chama “Arterial – Cultura que Circula” e busca democratizar o acesso às artes, oferecendo aulas em mais de 10 modalidades em todas as cinco macrorregiões e distritos de Cianorte. O objetivo é fortalecer a diversidade artística e o senso de pertencimento na comunidade. O calendário de inscrições e rematrículas tem início na segunda (1º) e segue até a sexta-feira (05).
Os alunos que participaram das oficinas em 2024 (violão, baliza, fanfarra, capoeira ou flauta doce) podem garantir sua vaga fazendo a rematrícula presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura, que fica no segundo andar do Paço Municipal. O atendimento será das 8h30 às 17h.
Já os novos interessados podem se inscrever em modalidades como capoeira, violão, dança, teatro, formação de banda, coral (juvenil e adulto) e ballet. As pré-matrículas serão realizadas de forma online, preenchendo o formulário disponível no site da Cultura (www.cianorte.pr.gov.br/cultura), ou diretamente no link https://forms.gle/BPNuJGsj2oN9jydF9. O número de vagas é limitado, e os candidatos excedentes serão automaticamente incluídos em uma lista de espera.
“A cultura é um direito de todos e uma ferramenta poderosa de inclusão social e transformação. Com o Projeto Arterial, visamos levar a arte para mais perto da população, descentralizando as oficinas e fortalecendo os laços comunitários. Queremos que cada cidadão tenha a oportunidade de descobrir seu potencial artístico e de se sentir parte ativa da nossa cena cultural”, destacou o secretário da pasta, Evandro de Castro.
Para conferir os dias, horários, locais das oficinas, bem como os profissionais responsáveis e o público-alvo, os interessados podem acessar o site da Cultura (www.cianorte.pr.gov.br/cultura). Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos telefones (44) 99146-4395 ou (44) 3619-6225.