Profissionais da alimentação escolar recebem capacitação

 

Publicado em: 15/07/2025 15:28 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

A Divisão de Alimentação Escolar de Cianorte promoveu, na tarde da última segunda-feira (14), uma importante capacitação para cerca de 100 profissionais que atuam nas cozinhas e lactários das 15 escolas municipais e 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O treinamento, realizado no auditório da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abordou temas cruciais como “Boas práticas de manipulação de alimentos e direito e deveres do servidor”.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Alimentação Escolar, teve como principal objetivo aprimorar os conhecimentos das equipes sobre higiene, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos. O foco central da capacitação foi a prevenção de contaminações e doenças alimentares, garantindo a segurança e a qualidade das refeições oferecidas aos aproximadamente 8.200 alunos da rede municipal.

Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e revisar técnicas adequadas de manuseio de alimentos, a vital importância do controle de temperatura e o uso correto de utensílios e equipamentos. Questões relacionadas à manutenção de um ambiente limpo e à correta armazenagem dos produtos também foram discutidas. A capacitação foi conduzida por meio de palestras, reforçando a imensa responsabilidade dos merendeiros no fornecimento de refeições seguras e nutritivas. Ao final, um teatro trabalhou a temática de forma lúdica.

O evento contou com a contribuição do chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Leudriane Ulian Leite; das nutricionistas Fabiana Garcia Igarashi, Elimary Francelino de Oliveira Beraldi e Priscilla do Valle Avelino, além da estagiária Júlia Morais. A coordenadora educacional e pedagógica de Legislação, Órgãos Colegiados e Ouvidoria, Rosilda Naves da Silva Lucio, ministrou uma palestra sobre os direitos e deveres dos servidores, complementando o conteúdo da capacitação.