Secretaria de Assistência Social lança projeto “Ações nos bairros”

Publicado: 21/02/2020

Aulas gratuitas de dança já estão com inscrições abertas no Santa Felicidade, Zona 07, Seis Conjuntos, Jardim Paraíso, São Lourenço e Vidigal

Fortalecer os vínculos comunitários, prevenir situações de violência, contribuir para o acesso a direitos e promover a ressignificação de valores na vida pessoal e social da população. Essa é a base do projeto “Ações nos bairros”, criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que foi lançado e discutido, no auditório de sua sede, na noite da última quinta-feira (20), em reunião com representantes da pasta e presidentes de associações de moradores.

“O projeto tem por foco a constituição de espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, além do desenvolvimento do protagonismo, a partir dos interesses, demandas e potencialidades. As atividades serão pautadas em experiências informativas, lúdicas e culturais, como aulas de dança, palestras, rodas de conversa, entre outros; promovendo a transformação social e melhorando a qualidade de vida nos territórios com maior situação de vulnerabilidade, conforme os dados levantados nos últimos 12 meses”, explicou a secretária de Assistência Social, Marlene Bataglia.

Assim, o cronograma estabelecido para a realização das oficinas contempla os seguintes bairros:

  • Santa Felicidade – segunda-feira, das 19h às 20h, na quadra de esportes da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres;
  • Zona 07 – segunda-feira, das 20h30 às 21h30, no Salão Comunitário Vila Nova (Rua Araguari, s/nº);
  • Seis Conjuntos – terça-feira, das 19h às 20h, no Salão Comunitário (Rua Pelicano, 410);
  • Distrito de São Lourenço – quarta-feira, das 19h às 20h, no Centro de Convivência (Rua Tico-Tico, s/nº);
  • Jardim Paraíso – quinta-feira, das 19h às 20h, no Salão Comunitário (Rua Leonel Bongiorno s/nº);
  • Distrito de Vidigal – sexta-feira, das 19h às 20h, no Salão Comunitário do Residencial José Barbosa.

O conteúdo será ministrado por um profissional de Educação Física contratado por processo licitatório, que tem por objetivo orientar os participantes para os benefícios da atividade física e sobre as condições de realizá-la de forma segura; além dos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, em atendimento às tipificações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que prevê temas transversais, como o combate ao abuso e à exploração sexual infantil, ao trabalho infantil, à violência contra a pessoa idosa e a mulher, entre outros.

O início das atividades, com aulas de dança, está marcado para a quinta-feira (27), no Jardim Paraíso, tendo sequência de acordo com o cronograma. A participação é gratuita e voltada aos maiores de 17 anos. Os interessados devem procurar pelo presidente do bairro para efetuar a inscrição. O número de vagas varia conforme a capacidade do local de atendimento, sendo, em média, de 50 pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)