Sábado é dia de vacinação contra a Gripe

Publicado: 11/05/2018

Crianças de seis meses a cinco anos, idosos, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas devem procurar pelo serviço

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (12), o “Dia D” de vacinação contra a Gripe. A dose é gratuita e garante proteção contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. A mobilização acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte, inclusive nos distritos, das 8h às 17, sem pausa para almoço.

Podem procurar pelo serviço crianças de seis meses às menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas) e portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), bem como a comunidade prisional e os povos indígenas.

“Para receber a imunização, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças”, alerta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

O ‘Dia D’ contará com a participação do personagem Zé Gotinha que, a partir das 10h, realizará o tradicional passeio pela cidade, com o carro do Corpo de Bombeiros, para divulgar a campanha, e, pela tarde, realizará visitas nas unidades de saúde.

CAMPANHA

A mobilização integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou no dia 23 de abril e segue até 1º de junho. “Portanto, as pessoas que pertencem ao público-alvo e não conseguirem se imunizar neste sábado, ainda poderão procurar pelo serviço até a data final em qualquer UBS durante o horário do expediente – 7h30 às 12h e das 13h30 às 17”, explica Heloisa. Em Cianorte, a estimativa é imunizar 21 mil pessoas, sendo que a meta é atingir 90% deste público. Até o momento, foram registradas nove mil doses aplicadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação