Profissionais recebem formação para atenção pré-natal e puericultura

Publicado: 23/07/2018

Médicos e enfermeiros atuam pelo Programa Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu no último sábado (21), pela manhã, capacitação para os médicos e enfermeiros que atuam pelo Programa Saúde da Família (PSF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e da região. Os assuntos abordados foram a atenção pré-natal e a puericultura, que se tratam de estratégias importantes de cuidados preventivos em gestantes e crianças, respectivamente.

“Pretendemos estruturar esses atendimentos para reduzir cada vez mais os índices de mortalidade infantil e materna na nossa cidade”, explicou a chefe da Divisão de Atenção Básica, Andreia Domingos. O município interveio no assunto para evitar que a situação se agrave. “Estamos formando a nossa equipe para que ela esteja apta a realizar os atendimentos da melhor forma possível, possibilitando a promoção de saúde e oportunizando o tratamento dos problema que afetem essas pessoas”, enfatizou.

A formação, que aconteceu no auditório da 13ª Regional de Saúde, foi conduzida pelo médico Éder Chicareli Balestri, que possui especialização multiprofissional na Atenção Básica. Ele falou sobre a responsabilidade dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos e a importância de estruturar o PSF. “É preciso atuar junto a todas as faixas etárias, desde o bebê até o idoso, buscando conhecer o paciente e criar vínculos com ele”, disse.

A formação para os servidores teve continuação nesta segunda-feira (23), com ensinamentos a respeito de urgências obstétricas. No dia 03 de agosto, acontecerá outra palestra sobre os protocolos de atendimento.