Prefeitura promove capacitação às equipes de cozinha dos CMEIS

Publicado: 01/02/2019

Aproximadamente 50 profissionais participaram da qualificação ministrada por nutricionista

Na contagem regressiva para o início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cianorte, por meio da Divisão de Alimentação Escolar, com o objetivo de assegurar a qualidade das refeições que são servidas diariamente aos 1.500 alunos dos 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), promoveu a tradicional capacitação aos funcionários que atuam nas cozinhas e lactários, na tarde da última quinta-feira (31), no auditório do Paço Municipal.

“Estas reuniões, realizadas uma vez a cada semestre, são essenciais para garantir a excelência das refeições escolares, bem como a organização e salubridade dos locais onde são preparadas”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa. “Agradecemos a presença de cada um, pois estas orientações contribuem para que a alimentação ofertada às nossas crianças continue sendo de qualidade inquestionável”, destacou a chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Regina Marta Fonseca, colocando-se à disposição e desejando um bom ano letivo aos profissionais.

A palestra foi ministrada pela nutricionista funcional, Deysiane Bodezan, com o tema “Alimentação consciente”. “Muitas vezes, comemos por compulsão e não por necessidade e, assim, vamos enchendo o nosso corpo de substâncias desnecessárias e, até mesmo, nocivas à saúde. Por isso, é preciso cuidar com carinho da alimentação, prestar atenção naquilo que você come e no que o seu corpo realmente necessita”, enfatizou a nutricionista, que compartilhou dicas para ajudar a praticar.

Ao final, a nutricionista responsável pelas instituições de ensino da Educação Infantil, Elimary Francelino de Oliveira, prestou orientações sobre a rotina de trabalho – como cardápio, produção de alimentos seguros e organização geral da cozinha – e esclareceu as dúvidas das participantes, que contaram com o sorteio de brindes e café da tarde. As atividades também foram acompanhadas por diretoras dos CMEIS e pela nutricionista responsável pelas unidades de Ensino Fundamental, Fabiana Garcia. No total, a ocasião reuniu cerca de 50 pessoas. Já o treinamento com as equipes das 15 escolas municipais será realizado na segunda-feira (04), às 8h, auditório do Paço Municipal.

Alimentos mais fresquinhos – O ano letivo, com início marcado para o dia 04 de fevereiro nos CMEIS e 05 de fevereiro nas escolas, vai começar com novidade no abastecimento das cozinhas. Isto porque, para otimizar a entrega dos alimentos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu um furgão refrigerado para a Divisão de Alimentação Escolar. O utilitário zero quilômetro, modelo Renault L2H2, adaptado com sistema de refrigeração e isolamento térmico de carga, representa um investimento de R$ 151.400,00 em agilidade e segurança no transporte e conservação dos produtos alimentícios perecíveis e sensíveis às altas temperaturas, como carnes, laticínios, hortaliças e frutas.