Prefeitura inicia programa inédito de castração de gatos

Publicado: 05/03/2020

Segundo o prefeito Bongiorno, objetivo é estabelecer uma política pública voltada aos felinos, para contenção populacional dos animais de rua e auxílio dos adotados

Depois de estruturar o atendimento do Canil Municipal em sede própria, em 2016, e vir, desde então, assistindo mais de 1.500 cães com o procedimento de castração, a Prefeitura de Cianorte deu início a um programa inédito para gatos: 500 bichanos, adotados ou sob a guarda de órgãos protetores, serão castrados nos próximos meses, por clínica contratada por processo licitatório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Segundo o prefeito Bongiorno, assim como foi feito com os cães, “o objetivo é estabelecer uma política pública voltada aos felinos, pautada na contenção populacional dos animais de rua, o que inclui o auxílio aos cidadãos que adotam, mas que, devido à renda mensal, não têm condições de arcar com os custos da castração”, afirmou. Os primeiros 15 beneficiados pelo programa receberam a cirurgia nessa quarta-feira (04).

“Inicialmente, estamos priorizando casos urgentes, como as fêmeas que foram adotadas ou que estão sob os cuidados das ONGs e que vivem em locais com um número elevado de gatos. No entanto, em breve, começaremos a atender os animais cujos tutores tenham renda per capta mensal de até meio salário mínimo [R$ 522,50] ou familiar de até três salários mínimos [R$ 3.135,00]”, explicou a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Marchini Roco Bernardi.

Para Giovana Fouquet Ribeiro, tutora de 10 gatos, sendo quatro fêmeas adultas, o programa corresponde a um antigo anseio daqueles que se dedicam aos cuidados dos bichanos resgatados da rua. “Isto porque, a castração é uma medida necessária para garantir a qualidade de vida do animal, evitando as gestações sequenciais e outras complicações que colocam em risco a saúde, além de combater uma série de problemas, como o crescimento populacional desenfreado e suas consequências”, contou, juntamente com o marido, Fernando Ribeiro, no momento em que retornava para casa com a Luna, Paçoca, Pipoca e Pimenta, após passarem pelo procedimento.  

De acordo com o secretário da pasta, Guilherme Comar Schulz, a previsão é de que sejam realizadas 20 castrações de gatos por semana, sendo que o cadastro dos interessados no benefício já está sendo realizado, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Avenida Piauí, 2.099 e que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. “Para se inscrever é preciso apresentar os documentos pessoais e comprovantes de renda. Posteriormente, a equipe da SEMMA irá verificar o enquadramento no programa e promover o chamamento dos contemplados”, informou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)