Prefeito e vice parabenizam equipe vencedora de torneio de robótica

Publicado: 08/03/2018

Equipe segue para a fase nacional, que acontece de 16 a 18 de março, em Curitiba

A equipe de jovens cianortenses que venceu a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em Curitiba, no último final de semana, esteve com o prefeito Bongiorno e o vice Beto Nabhan, na tarde dessa quarta-feira (28). No encontro, acompanhados da equipe pedagógica, eles apresentaram aos gestores o projeto que os tornou vencedores da competição promovida pelo SESI.

Com base no tema proposto pelo torneio, a equipe desenvolveu uma pesquisa científica para identificar uma maneira de aproveitar a água desperdiçada pelos ares-condicionados. Após saídas a campo no município, identificaram que o Hospital Santa Casa, com seus 52 aparelhos, seria um espaço adequado para colocar em prática a experiência. “Em dias de verão, o desperdício chega 1.040 litros diários”, relatou a estudante, Ketilin Oliveira.

O protótipo desenvolvido consistiu em reaproveitar o líquido desperdiçado através da separação dos compostos químicos em um processo chamado eletrólise. O oxigênio seria devolvido para a natureza, enquanto o hidrogênio seria convertido em gás para o uso no fogão, já que o local serve cerca de 200 refeições diárias. “Ou seja, transformaríamos o problema do hospital em uma solução”, explica o aluno, Gustavo Bornioti.

Na competição, a comissão julgadora avaliou o projeto de pesquisa, a tecnologia do robô e a missão e os valores da equipe. “Para nós é motivo de muito orgulho saber que entre 40 equipes de toda a região sul vocês se destacaram. Sabemos que essa área que envolve ciência e tecnologia para a concepção de robôs é muito promissora, ainda mais se tratando de uma solução tão sustentável e importante para a sociedade”, pontuou o prefeito Bongiorno.

Com o resultado obtido, a equipe segue para a fase nacional, que também acontece na capital do estado, entre os dias 16 e 18 de março. “Contamos com a torcida de todos os cianortenses”, convidou a diretora do SESI, Jakeline Placido Marcon. O encontro também foi acompanhado pelos professores Wesley Alanis e Rogério Pereira e pelo restante do time: Gabriel Lucas Campos dos Santos; Maria Clara Ramos Frez, Ana Julia de Souza e Gabrielli Trevisoli.

Fonte: