Prazo para alistamento para o serviço militar obrigatório termina no dia 30 junho

Publicado: 06/01/2020

O prazo legal para o alistamento militar de jovens do sexo masculino, nascidos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2002 e anos anteriores, que ainda não se alistaram, começou na última quarta-feira (2) e termina no próximo dia 30 de junho. O processo, para os nascidos antes de 2002, deve ser na forma presencial, na Junta de Serviço Militar, já para os demais, pode ser feito pelo site www.alistamento.eb.mil.br. A previsão é que não haja prorrogação.

O jovem que não se alista dentro do prazo previsto fica automaticamente em débito com o Serviço Militar na situação de “Fora do Prazo”. “Com isso o cidadão não poderá obter passaporte, terá dificuldades em prestar exames ou matricular-se em uma instituição de ensino, estará impedido de realizar concurso ou exercer função pública, entre outras”, ressaltou o chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Sandoval Diniz de Paula.

Quem perder o prazo para fazer o procedimento, deve comparecer à Junta do Serviço Militar e pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o alistamento militar. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Junta do Serviço Militar de Cianorte, que fica na Avenida Alan Kardec, 151. Entre os documentos necessários para se alistar estão a Certidão de Nascimento ou Casamento (original), RG ou Carteira de Motorista, CPF, e comprovante de endereço.

Após concluir o processo de alistamento, o candidato será informado sobre cada etapa da seleção pelo e-mail informado no ato da inscrição. Em caso de dificuldades de acesso ao endereço online, o candidato deve procurar a Junta do Serviço Militar do município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3637-2267.

Fonte: Assessoria de Comunicação