Outubro Rosa estimula a prevenção contra cânceres entre as cianortenses

Publicado: 31/10/2018

1.440 mulheres procuraram pelos serviços prestados durante os sábados nas Unidades Básicas de Saúde

Em Cianorte, a Campanha Outubro Rosa, organizada pela Prefeitura com o apoio de parceiros, em busca de conscientizar o público feminino a respeito dos cuidados necessários para evitar os cânceres de mama e de colo de útero rendeu resultados significativos. Além de ter estimulado o debate na sociedade sobre o assunto, por meio da realização da Corrida e Caminhada contra o Câncer e da divulgação de informações, também levou milhares de mulheres às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para buscarem os serviços de prevenção e diagnóstico ofertados.

A procura pelos locais foi estimulada devido a agenda especial, que contou com atendimento aos sábados. A medida permitiu a realização de exames clínicos de mamas e coletas de material para o preventivo de 1.440 mulheres sendo que destas 1.117 receberam o encaminhamento para mamografias. “O horário especial também favoreceu um contato mais próximo dos nossos profissionais com as mulheres, resultando em conversas que esclareceram dúvidas e orientaram a respeito de outros cuidados importantes”, informa a chefe da Divisão de Atenção Básica, Andreia Domingos. 

 “De modo geral, o resultado da campanha foi positivo, ainda mais se considerarmos o fato de que os serviços são prestados durante o ano todo”, avalia Andreia. “Assim, aquelas que durante esse mês de mobilização não tiveram tempo, não devem deixar de procurar pelo serviço durante o expediente normal das UBSs”, convida. Os serviços sãos prestados, gratuitamente, e devem ser realizados uma vez ao ano pelas mulheres com vida sexual ativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação