Mutirão contra a dengue percorre a Zona 03 e a Vila 07

Publicado: 15/04/2019

Para reforçar as medidas de combate ao avanço da dengue em Cianorte, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo mutirões especiais para vistoria de imóveis, bloqueio mecânico de criadouros do mosquito transmissor e orientação à população. Na última sexta-feira (12), os agentes do Setor de Vigilância Ambiental percorreram a Zona 03, num total de 50 quadras, que englobam 1.774 residências, terrenos e estabelecimentos comerciais, o que resultou na emissão de 15 notificações por focos do Aedes aegypti. Já no sábado (13), foi a vez da Vila 07 receber as ações. Foram vistoriados 1.012 imóveis, em 40 quadras, e emitidas 10 notificações.

O descarte irregular de lixo e entulhos, bem como o uso de lonas para cobrir materiais de construção foram os principais problemas encontrados. “São em locais como estes, capazes de acumular água, em que os mosquitos se desenvolvem. Por isso, continuamos pedindo a colaboração dos moradores para que cada um faça sua parte e elimine os possíveis criadouros”, enfatiza a chefe do Setor de Vigilância Ambiental e supervisora do Programa de Combate às Endemias, Vera Lucia Fusisawa.

Além dessas ações, o fumacê continua sendo realizado nos bairros com altos índices de casos confirmados de dengue (Zona 03, Zona 04 e Vila 07) até o dia 23 de abril. “Lembramos que a aplicação desse inseticida é o último recurso, como medida de ataque ao mosquito já adulto e não como prevenção. Isto porque, seu efeito dura, em média, meia hora, e não atinge as larvas. Depois disso, não mata mais nenhum mosquito que vá sobrevoar o local. Por isso, a maneira mais eficaz de combater o avanço da doença é acabar com os criadouros, e isso depende de cada cianortense em seu lar, comunidade e ambiente de trabalho”, reforça a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

Fonte: Assessoria de Comunicação