Mais de 200 mudas de árvores são distribuídas no Dia do Meio Ambiente

Publicado: 05/06/2018

Ação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou a campanha Junho Verde em Cianorte

No Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente nesta terça-feira (05), mais de 200 mudas de árvores nativas foram distribuídas às pessoas que passaram pela Praça da Bíblia, no centro de Cianorte. A ação, liderada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o apoio do Rotary Club Furquim de Castro e ACIC, marcou ainda o lançamento da campanha Junho Verde no município que, durante todo o mês, promoverá atividades de conscientização ambiental.  

As plantas de Ipê-branco, Canelinha e Chorão, cultivadas no Viveiro Municipal Benedito Zanzarini e indicadas para a arborização urbana, foram entregues pelos próprios servidores do órgão municipal e pelos membros do clube de serviço. “Orientamos cada um que as recebeu quanto aos cuidados necessários e ao plantio correto, que deve ser feito a 50 cm do meio-fio e com 80 cm de profundidade, para evitar problemas futuros com as raízes, por exemplo.”, pontuou o secretário da pasta, Guilherme Comar Schulz.

A cianortense Maria de Fátima Longo, que passava pelo local, aproveitou a oportunidade para levar duas mudas de Canelinha para sua residência. “Eu sempre tive lá na frente [de casa] as árvores, que precisaram ser retiradas recentemente. Agora estou levando essas para que eu volte a ter a sombra que elas nos proporcionavam. Sem elas, parece que falta alguma coisa para o ambiente ficar gostoso”, relatou.

“Os cianortenses sempre acolhem muito bem iniciativas como essas, que buscam preservar nossos recursos naturais. Se hoje somos referência quando o assunto é o cuidado e a preservação da natureza, por conta do Parque Cinturão Verde, que é a segunda maior floresta urbana do país, é graças a esse apoio que a população dispensa ao nosso trabalho”, agradeceu o vice-prefeito, Beto Nabhan, que representava o prefeito Bongiorno na ocasião.

AGENDA     

Dando continuidade à programação da campanha Junho Verde, acontecem outras ações no decorrer do mês, como visitas à Trilha das Perobas – Cianorte – (08, 15 e 21/06) e à Reserva das Perobas - Tuneiras do Oeste – (29/06), feirinha de adoção de cães do Canil Municipal (09/06), arrastão do lixo eletrônico (16/06), saída fotográfica (23/06) e limpeza do Rio Fantasminha (30/06).

“Também lançaremos o projeto Guarda Parque Mirim, no dia 29, uma iniciativa que pretende aliar educação e inserção social aos ensinamentos de cuidados ambientais”, explica o secretário. “Durante os encontros, as crianças aprenderão a respeito da fauna e da flora local, resíduos, reciclagem, compostagem, abandono de animais, sem contar as visitas aos espaços”, conta.

Fonte: Assessoria de Comunicação