Inauguração da Escola Municipal Lúcia Moro é marcada por emoção e solidariedade

Publicado: 25/05/2018

Familiares e amigos da professora homenageada realizaram a doação de livros e brinquedos à instituição de ensino

O clima foi de festa no Residencial Araucária, nas proximidades do Jardim Atlântico, na noite da última quinta-feira (24). Isto porque, a comunidade esteve reunida para oficializar a inauguração da Escola Municipal Lúcia Moro – Educação Infantil e Ensino Fundamental, recém-construída na Rua Ademar Guerra, nº 970. O empreendimento é resultado de uma emenda do deputado federal Zeca Dirceu, com o apoio do deputado estadual Jonas Guimarães, e contrapartida da Administração Municipal, que somam o investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão. O nome da instituição presta homenagem à professora Lúcia Moro que, com mais de 20 anos de atuação no magistério, fez história no município.

“Minhas palavras são de muita gratidão a todos os envolvidos neste ato de reconhecimento. Lúcia se desligou da terra como uma mulher justa e respeitada, um exemplo de dedicação, humanidade e fé. Deixou seu legado em cada um que educou. Com bravura, enfrentou o câncer por 10 anos. Durante esse período, nunca a vi queixar-se por estar doente. Dizia, com um sorriso no rosto, que viveria até os 93 anos. Em 2014, numa manhã de terça-feira ensolarada, perdi um pedaço do meu coração. Aos 49 anos, foi-se a professora, a amiga, filha, esposa e mãe. É com o coração transbordando de emoção, que externo o profundo agradecimento das famílias Alves e Moro por esta prova pública de distinção para com a professora Lúcia”, disse a filha da homenageada, Carolina Moro.

Em um gesto de solidariedade, a família realizou a doação de obras do acervo pessoal da professora à biblioteca da escola, bem como, com a ajuda de amigos, angariou e repassou brinquedos novos para uso dos alunos na instituição. “Desejamos que desfrutem de uma infância mais alegre e divertida”, concluiu Carolina. Neste sentido, o prefeito Bongiorno ressaltou que as qualidades de Lúcia vêm de berço. “Seu pai, Fernando, com o apoio de sua mãe, Palmira, tem uma trajetória admirável junto aos Vicentinos. É um casal que, com certeza, soube ensinar valores à filha, que tanto fez no ofício de ensinar”, contou.

Além disso, o chefe do Executivo expressou satisfação. “Não é qualquer município que, na crise nacional que vivemos nos últimos anos, consegue realizar uma obra como esta. Apesar das dificuldades, não titubeamos. Construímos com qualidade, equipamos e colocamos a escola em funcionamento, em fevereiro, quando iniciou o ano letivo. Desde então, 105 crianças da localidade já estão sendo atendidas, no Pré I e Pré II, com ensino e merenda de excelência”, afirmou o prefeito Bongiorno, que também prestou agradecimentos aos deputados, secretários e servidores municipais envolvidos com o projeto, execução e operação da escola. “É um trabalho feito com profissionalismo e amor”, enfatizou.

“Este é um exemplo positivo em meio aos acontecimentos da última semana. É uma honra representar Cianorte em Brasília, pois é um município que aplica o dinheiro público com seriedade e transparência em ações concretas e que melhoram a vida da população. Sou apaixonado pela educação, faço parte da comissão parlamentar da área e este momento festivo, em que verificamos a concretização de um projeto sensacional, me faz ainda mais determinado a lutar para que os recursos da União cheguem ao município. Então aproveito a oportunidade para reafirmar meu compromisso com os cianortenses”, afirmou o deputado federal Zeca Dirceu.

“A administração municipal está de parabéns por investir na educação. Esta escola irá preparar as crianças para que tenham uma vida digna, longe da marginalidade. A localidade foi muito bem escolhida, pois é um bairro em pleno crescimento e que merece contar com uma instituição de ensino como esta, para que as crianças tenham acesso ao conhecimento e os pais trabalhem com tranquilidade”, disse o deputado estadual Jonas Guimarães.

Também fizeram o uso da palavra a diretora da instituição de ensino, Andreia Coelho Bastos; a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Júnior; a vereadora Márcia Pereira, acompanhada pelo vereador Mendes; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Yolanda Rodrigues de Oliveira; e o vice-prefeito, Beto Nabhan. Uma oração de bênção foi realizada pelo presidente do Conselho dos Ministros Evangélicos de Cianorte (Comec), pastor Jonny Sandro Ferreira. A solenidade foi encerrada com uma apresentação dos alunos da escola, com a música “Uni duni tê”, do Trem da Alegria.

O empreendimento possui 900 m² e possui com três blocos, sendo um pátio coberto central, um conjunto de seis salas de aula e biblioteca e uma área administrativa, com secretaria, cozinha, refeitório e banheiros, além da moradia para um caseiro. Com a ação solidária, a instituição de ensino passou a contar com o aditivo de mais de 100 livros e 75 brinquedos. Também prestigiaram a ocasião os secretários municipais Eliab Vieira Moreno (Administração), Valter Digiorgio (Esporte e Lazer), Janda Domingos (Especial de Gabinete) e Anamaria Roes (Planejamento); a assessora do Ensino Fundamental, Eliane Lopes; servidores municipais e estaduais; representantes de entidades e militares.