Exame avalia aprendizado dos alunos da Rede Municipal

Publicado: 10/04/2018

Realizada nesta terça-feira (10), a avaliação do SAEC foi direcionada aos estudantes do 3º ao 5º ano

Os alunos do 3º ao 5º ano da Rede Municipal realizaram nesta terça-feira (10), a prova do Sistema de Avaliação Educacional de Cianorte (SAEC). Proposta pela Secretaria de Educação e Cultura para 13 escolas da sede e dos distritos de Vidigal e São Lourenço, a avaliação tem como principal objetivo emitir um diagnóstico do ensino local, detectando nos alunos se apresentam os conhecimentos esperados para as séries que cursam. Esta é a primeira vez, neste ano, que o exame é aplicado.

“Esta é uma iniciativa que não tem o objetivo de qualificar os estudantes, mas sim, de detectar suas dificuldades para atuar sobre elas de forma ainda mais efetiva. Também serve como um mecanismo importante da Secretaria para analisar a aplicação dos conteúdos nas instituições”, explica a secretária da pasta, Maria Neusa Casassa. A prova foi elaborada com base no Plano de Ensino de cada série escolar e conta com 20 questões objetivas, divididas, igualmente, entre as disciplinas de português e matemática.

Para a diretora da Escola Municipal Jardim Aeroporto, Simone Cristina Novo Ferreira, esta ferramenta também é muito útil para o professor. “Ele consegue avaliar se todos os alunos estão conseguindo acompanhar o conteúdo proposto, que tem como base o Plano Municipal de Ensino, e assim intervir no aprendizado”, diz. A aplicação do exame aconteceu nos períodos das aulas – manhã e tarde. A correção será realizada pela equipe da Secretaria de Educação e Cultura. Outro exame similar a este será aplicado no final do ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação