Evento presta homenagem aos pioneiros de Cianorte

Publicado: 19/07/2018

Prefeitura enalteceu com medalhas o trabalho de 42 desbravadores que chegaram ao município até o ano de 1965

Uma noite repleta de emoção e saudosismo. Assim foi a solenidade organizada pela Prefeitura que prestou homenagem aos pioneiros de Cianorte, na última quarta-feira (18), no auditório da ACIC. Na oportunidade, 42 desbravadores presentes receberam medalhas, em valorização à sua trajetória e trabalho, e reviveram memórias experenciadas durante os primeiros anos. A ocasião, que contribui para a preservação da história da cidade, integra as comemorações dos 65 anos da cidade.

“Esta é uma ocasião que preparamos com um carinho especial, pois, além de resgatar a simplicidade das coisas da nossa terra, nos possibilita prestar o devido reconhecimento aos desbravadores, que vieram para cá apenas com a promessa de um futuro melhor e começaram a desenhar Cianorte em meio à mata, enfrentando dificuldades e dando o pontapé para a nossa trajetória de sucesso, trilhada com muito empreendedorismo”, destacou o prefeito Bongiorno.

“Olhar para vocês é recordar do passado e do quanto se empenharam para que Cianorte se desenvolvesse e se transformasse no que é hoje: uma das melhores cidades para se viver no estado”, comentou o vice-prefeito, Beto Nabhan, que na ocasião representou o deputado estadual Jonas Guimarães. “Parabenizo a iniciativa desta homenagem mais do que merecida. Somos gratos pela bravura e determinação de cada descobridor”, comentou a representante da Câmara Municipal, Marcia Pereira, acompanhada do vereador Victor Hugo Davanço.

“Ao valorizar os pioneiros, contribuímos para preservar e compreender a história do município. Assim, somos capazes de resignificar o presente, focando nos aspectos bons, e garantir passos de sucesso para o futuro. Só avança quem preserva e admira a sua história. Sendo assim, estendo meus parabéns a todos vocês, que, de maneira pertinente, estão sendo homenageados”, pontuou o deputado federal, Zeca Dirceu.

“Na nossa cidade, temos o privilégio de contar com muitos pioneiros vivos que, por meio de suas memórias, nos presentearam no evento de hoje. Ficamos felizes com a presença de cada um e esperamos que estejamos aqui no ano que vem, novamente, para trazer à tona novas recordações”, apontou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo. Esta foi a quarta vez que o evento aconteceu. A primeira foi em 2015, quando se instituiu o Dia Municipal do Pioneiro Cianortense, na mesma data do aniversário da cidade.

A cerimônia também contou com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neusa Casassa e demais autoridades locais, bem como dos familiares dos homenageados. Todos acompanharam a exibição de um minidocumentário, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura com exclusividade para a ocasião que, a partir das falas dos pioneiros, narrou a dinâmica do comércio na época da fundação. Em seguida, houve o relato do pioneiro, Basílio Szenczuk.

“Vim para Cianorte construir uma máquina de café. Dentro de cinco anos, me tornei o empreiteiro da Igreja Matriz, que foi a segunda construção de concreto armado da cidade. Após isso, foram inúmeras as outras construções”, relatou Basílio. “A gente tem muita experiência e os mais novos, nem sempre aceitam isso, mas nós sabemos tudo que gente fez e o quanto lutamos”, concluiu.

Confira os homenageados:

  1. Adão Antonio Do Nascimento
  2. Antônio Gonçalves Campos
  3. Antonio Ziliane
  4. Aparecida do Neto Santos
  5. Aparecida Fernandes Micheline
  6. Arlindo Batista da Silva
  7. Basilio Szenczuk
  8. Cilecina Tereza da Silva
  9. Daniel Francisco Sornas
  10. Daniel Moreira
  11. Dirceu de Camargo Gimenes
  12. Dirceu Genesio Pieroli
  13. Domingos Vela
  14. Emilio Gimenes Neto
  15. Fioravante Bosso
  16. Idário Dos Santos Nunes
  17. Ines Martines Ribeiro
  18. João Zeferino Ribeiro 
  19. Judite Meneguim Nunez
  20. João Barreto Costa
  21. José da Penha dos Santos
  22. José Lira Filho
  23. Joana Antonia Lira
  24. José Luciano Padilha Siqueira         
  25. José Moreira Alves                                   
  26. Leozino Micheline
  27. Luiz Domingos dos Santos
  28. Manoel Pinto Neto          
  29. Moacir Marques                 
  30. Nair Malves de Moura         
  31. Nelson Magron               
  32. Odimir Aparecido Cescon                                                                 
  33. Ordalina Camargo do Nascimento
  34. Oscar Luiz Silochi                                   
  35. Pedro Evangelista Gomes                       
  36. Pascoal Ambrosio        
  37. Sabino Locatelli
  38. Tieko Sasake Massaoka
  39. Vicente Bento Silva                                                                  
  40. Waldir Gavioli
  41. Waldir Gazarini
  42. Wilson Baragatt

Fonte: Assessoria de Comunicação