Encontro debate autismo nesta sexta em Cianorte

Publicado: 03/04/2018

Palestras e relato de experiência acontecerão durante toda a manhã no auditório da ACIC. Participação é aberta à comunidade

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i) de Cianorte promove nesta sexta-feira (06), a partir das 7h30, o 1º Encontro sobre Autismo: Enxergando o mundo por um ângulo diferente. A oportunidade acontecerá no anfiteatro da ACIC durante toda a manhã e contará com programação diversa. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas através do link https://bit.ly/2q2eNhs ou momentos antes do início do evento. As vagas são limitadas.

De acordo com a organização, é esperada a presença de profissionais que atuam nos setores da educação e da saúde, dos setores públicos e privados, e em entidades assistenciais, de pais de pessoas com autismo e da comunidade. “Nosso objetivo é transmitir informações e esclarecer sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Acreditamos que somente dessa forma venceremos o preconceito e atingiremos a todos que precisam de acompanhamento”, pontua a psicopedagoga do Caps i, Talita Bongiorno.

Atualmente, o órgão, que atende crianças e adolescentes com o TEA no município, possui 50 pessoas cadastradas. Outras instituições e entidades locais também atuam no segmento. “O que temos notado nos últimos anos é o aumento do número de diagnósticos, muitas vezes tardio, pela falta de conhecimento da população”, comenta a psicóloga do local, Thaise Dantas. Segundo ela, a descoberta precoce é fundamental “já que possibilita à criança mais chances de se desenvolver”, conclui.

O início do Encontro está previsto para as 7h30, com o credenciamento dos participantes e a abertura. Em seguida, o professor Fernando Wolff profere palestra a respeito dos “Sinais de alerta no primeiro ano de vida” e a psicóloga Daniela Devico aborda as “Possíveis interrupções”. Após o cooffe break, que será acompanhado de apresentações culturais, a família idealizadora do canal no Youtube “Otávio Show” realizará um relato de experiência. A oportunidade acontece na semana em que se relembra o Dia Mundial de conscientização do autismo, comemorado no dia 02 de abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação