Educação Especial de Cianorte é destaque em encontro estadual de secretários

Publicado: 10/07/2018

Município oferece estrutura completa de atendimento a cerca de 240 crianças com necessidades educacionais específicas

Cianorte foi destaque no Encontro Paranaense de Secretários Municipais de Educação, que aconteceu na última sexta-feira (06), em Curitiba, e estabeleceu um “Diálogo sobre a Educação Inclusiva nas Redes Municipais”. Isto porque, o município, assim como a capital e Pinhais, apresentou para os mais de 100 representantes de todas as regiões do Paraná, o seu modelo de atuação na Educação Especial.

“As ações que realizamos têm o objetivo de promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes que possuem algum tipo de deficiência”, explanou a secretária de Educação de Cianorte, Maria Neuza Casassa, durante sua apresentação. Segundo ela, cerca de 240 crianças são atendidas, atualmente, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais. “Contamos com uma boa estrutura, com profissionais especializados e equipe de suporte pedagógico”, informou.

A Capital do Vestuário possui classes especiais para atender alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem e quadros graves de deficiência mental ou múltipla; salas de recursos multifuncionais nas áreas de deficiências visual, intelectual, física e neuromotora, bem como surdez, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos; cursos de Libras e de Braille; materiais pedagógicos e mobiliários adaptados; e transporte escolar acessível, sendo que os voltados exclusivamente para este público possuem tutores; entre outras iniciativas.

Cianorte também se destacou por contar com profissionais especializados no auxílio educacional individual em sala de aula e por ser um dos municípios do Estado a criar o cargo de apoio à Rede Municipal de Ensino, para atuar no suporte a essas crianças. “Isto, sem contar a atenção que damos à formação do professor para atuar nesse segmento. Realizamos constantes reuniões para acompanhar a aprendizagem dos alunos, sugerimos metodologias para trabalhar o conteúdo e prestamos orientações”, contou a coordenadora educacional e pedagógica de Educação Especial, Inclusão e Diversidade de Cianorte, Juliana Turetti Romeiro Peruci, que também esteve na ocasião.

Fonte: Assessoria de Comunicação