Dia D de vacinação contra o sarampo imuniza 1.062 pessoas em Cianorte

Publicado: 18/02/2020

Somado às doses aplicadas em prevenção a outras enfermidades, o total de atendimentos foi de 2.670

No último sábado (15), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, inclusive as dos distritos de São Lourenço e Vidigal, prestaram atendimento em horário especial, das 8h às 17h, em decorrência do Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo, que tem como público-alvo as pessoas de cinco a 59 anos. No total, foram aplicadas 1.062 doses da Tríplice Viral, que também protege da caxumba e da rubéola. O número foi considerado um recorde pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Acreditamos que esse fluxo esteja ligado ao medo dos surtos epidêmicos causados por vírus, não só no reaparecimento do sarampo no Brasil, mas situações em outros países, como o coronavírus na China. Casos como estes ligam um alerta: as pessoas ficam mais receosas com relação às doenças e, consequentemente, atentas à importância da vacina para a prevenção”, destacou a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto.

Somada às imunizações contra outras enfermidades, a quantidade de atendimentos chegou a 2.670. “Isto porque, toda pessoa que compareceu a uma das UBSs teve seu histórico vacinal analisado e colocado em dia”, afirmou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas. “Ficamos muito contentes com a procura pelo serviço e é importante lembrar que continuamos à disposição daqueles que ainda não completaram o esquema de duas doses contra o sarampo”, enfatizou.

A campanha segue até o dia 13 de março, sendo que para a faixa etária dos 20 a 29 anos, a imunização ocorre de forma indiscriminada, ou seja, todos devem ser vacinados, como reforço. As Unidades Básicas de Saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para receber a dose, basta apresentar um documento de identidade e a carteirinha de vacinação.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)