Curso na área de turismo religioso começa em Cianorte

Publicado: 08/03/2018

Capacitação é gratuita e visa profissionalizar a recepção de visitantes. Interessados em participar podem se inscrever até quarta-feira

Pelo mundo todo, a fé é um dos principais motivos para que pessoas se desloquem de um lugar para o outro. A procura é diversa, indo desde visitas a templos, participação em eventos, até peregrinações. Ciente das inúmeras possibilidades de atuação neste segmento, que gera visibilidade e renda, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, iniciou no município um projeto para o desenvolvimento do turismo religioso.

Os primeiros passos foram dados na noite da última quarta-feira (28), com a aula inaugural do curso de Atendimento Receptivo para Turismo Religioso, ofertado gratuitamente em parceria com a Paraná Turismo, Retur, Sistema Fecomércio, SENAC/PR e CNBB/Pastoral do Turismo. A iniciativa, aberta para participantes de todas as denominações religiosas, é gratuita e conta com 23 alunos.

“Estamos entusiasmados com essa capacitação. A partir do momento que a turma estiver formada, teremos profissionais especializados para receber visitantes e, assim, desenvolver ainda mais o segmento, como temos feito com os setores de compras e o rural”, salientou o vice-prefeito, Beto Nabhan, que na oportunidade representou o prefeito Bongiorno. “Este é o primeiro passo para o fortalecimento da identidade religiosa de Cianorte, que possui um patrimônio rico em história e beleza e que pode movimentar a economia”, completou a secretária de Indústria, Comércio e Turismo em exercício, Angela Carvalho.

Segundo a presidente da Retur, Wanda Pille, o turismo religioso é um dos segmentos que mais irá crescer no país em 2018. “Estamos apostando que Cianorte, com as inúmeras potencialidades que tem, também irá acompanhar essa tendência”, disse. Já o bispo da Diocese, Dom João Mamede, enfatizou o apoio que a igreja católica oferece à iniciativa. “Por meio da Pastoral do Turismo, fui me envolvendo cada vez mais no segmento e descobri as inúmeras possibilidades oferecidas. Através dele, os visitantes são capazes de enxergar a fé de outras formas e também de aprender sobre a religião. É um método diferente de evangelizar e de podermos compartilhar os nossos carismas”, comentou.

No decorrer da formação, que contará com dez encontros, serão abordados conhecimentos introdutórios do turismo, bem como legislação aplicada, planejamento e organização, desenvolvimento sustentável, patrimônio religioso no turismo, eventos, prestações de serviços, o receptivo local (infraestrutura) e atrativos regionais. Além de aulas teóricas, atividades práticas também serão realizadas, com a montagem de uma rota e visitas a templos de Cianorte e de Lunardelli.

O curso é ministrado pelo SENAC de Campo Mourão e acontece em apenas quatro municípios do Paraná. “Acreditamos que, ao proporcionar essa qualificação, contribuímos com a evolução da qualidade no setor”, salientou a gerente executiva interina, Ana Maria Pacheco. A aula inaugural ainda contou com a presença dos padres Sérgio Carris (Santuário Eucarístico Diocesano) e Ivanil Pereira da Silva (Paróquia Santa Rita de Cássia); da chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo; do artista plástico Aristeo Piovezan; e de representantes de igrejas do município.

INSCRIÇÕES

Para aqueles que não se inscreveram, mas têm interesse em participar do curso, restam sete vagas. As matrículas podem ser feitas até a próxima quarta-feira (07), na Coordenadoria de Turismo, localizada no segundo piso do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os encontros acontecerão as quartas e quintas-feiras, no período noturno, na Casa da Memória.

Fonte: