Correios iniciam entrega de boletos do IPTU 2020

Publicado: 28/01/2020

Prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela é 28 de fevereiro

Em Cianorte, nesta semana, os proprietários de imóveis começaram a receber as guias de cota única e da primeira parcela para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos Correios. A previsão de término das entregas é de 15 dias.  Após esse período, caso algum contribuinte não tenha recebido os boletos, pode providenciá-los pela internet, no site do município (http://ip.cianorte.pr.gov.br:8082/portal-contribuinte/consulta-carne) – mediante informação do CPF/CNPJ ou cadastro; bem como presencialmente, na Divisão de Receitas Imobiliárias, situada no primeiro piso do Paço Municipal (Centro Cívico, nº 100) e que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O reajuste foi de 2,89%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 1º de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2019. O prazo para pagamento à vista, com 10% de desconto, ou da primeira parcela é 28 de fevereiro. Já as demais, de março a dezembro, terão o vencimento sempre no dia 20 de cada mês, independente da localidade do imóvel.

O atraso implica em multa, juros e correção monetária. O IPTU é uma das principais fontes de receita para as ações da Prefeitura e é utilizado para custear a manutenção, ampliação ou criação de benefícios e serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde, educação, bem-estar e habitação. Para 2020, a previsão de arrecadação é de R$ 39,5 milhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)