Contribuintes podem acessar boletos do IPTU pela internet

Publicado: 11/02/2019

Desde 2015, os proprietários de imóveis em Cianorte recebem os boletos de cota única e da primeira parcela para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos Correios. Neste ano, das 33.072 guias de recolhimento emitidas pela Prefeitura, cerca de 200 não puderam ser entregues, por inexistência do número indicado no cadastro, mudança de endereço ou falta de caixa para correspondência e ausência de pessoas. Pensando nestes casos e na necessidade do contribuinte que optar pelo parcelamento de providenciar os demais boletos, a Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza o conteúdo pela internet ou presencialmente.

Para consultar e imprimir as guias online é preciso acessar o site www.cianorte.pr.gov.br/carne e informar o CPF/CNPJ. Já para retirá-las pessoalmente, o contribuinte deve comparecer na Divisão de Receitas Imobiliárias, situada no primeiro piso do Paço Municipal (Centro Cívico, nº 100) e que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com documentos de identificação. O prazo para pagamento da cota única (à vista), com 10% de desconto, ou da primeira parcela é 28 de fevereiro. Já o vencimento das demais prestações, de março a dezembro, será sempre o dia 20 de cada mês, independente da localidade do imóvel, totalizando 11 parcelas.

O IPTU é uma das principais fontes de receita para as ações da Prefeitura e é utilizado para custear a manutenção, ampliação ou criação de benefícios e serviços públicos voltados aos contribuintes, principalmente nas áreas de saúde, educação, bem-estar e habitação. O atraso no pagamento implica em multa, juros e correção monetária. No ano passado, o índice de inadimplência foi de mais de 25%. Para 2019, a previsão de arrecadação é de pouco mais de R$ 38,7 milhões. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (44) 3619-6276 ou pelo e-mail receitasimobiliarias@ cianorte.pr.gov.br.

 

               

Fonte: Assessoria de Comunicação