Confira as principais conquistas da Prefeitura de Cianorte em 2019

Publicado: 08/01/2020

Um ano de muitas realizações. Assim pode ser definido 2019 na Capital do Vestuário. Graças ao empenho dos servidores públicos municipais e de toda equipe administrativa, bem como ao apoio dos cianortenses, a administração municipal pôde continuar trabalhando para que a cidade se transformasse em um lugar cada vez melhor para se viver, com inúmeras oportunidades na cidade e no campo. Confira algumas das melhorias realizadas que refletiram diretamente na qualidade de vida da população:

• Projeto de um novo Hospital para Cianorte

Estrutura terá capacidade para 242 leitos, sendo 30 voltados para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Construção deve começar em 2020.

• Reforma de 6 Unidades Básicas de Saúde

Obras de revitalização realizadas nas unidades do Jardim Marselha, Vila Sete, São Lourenço, Santa Mônica, Setor 04 e Setor 08. Investimento de, aproximadamente, R$ 958 mil.

• Uniformes para os alunos da Rede Municipal

Investimento de mais de R$ 347 mil para a aquisição de aproximadamente 28 mil peças.

• Implantação da Central de Vagas

Fila de espera para a Educação Infantil praticamente zerada para crianças de 0 a 3 anos para o ano letivo de 2020.

• Nova supercreche no Jardim Verdes Campos

Com investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões, o Centro Municipal de Educação Infantil Helena Cioffi presta atendimento a 188 crianças.

• Criação do Projeto Ciarte

Iniciativa oferece aulas de violão, coral, flauta, percussão, dança, capoeira e circo para crianças e adolescentes, e de viola caipira, para o público em geral.

• Revitalização dos parques infantis

Instalação de novos brinquedos nos dez ‘parquinhos’ mais frequentados do município. Investimento aproximado de R$ 660 mil.

• Campo de grama sintética no Universidade

Investimento na estrutura, que conta com alambrado, rede de proteção e iluminação, foi de cerca de R$ 155 mil.

• Sonho de uma moradia digna para mil famílias

Benefícios ofertados por meio dos programas Melhorias de Residência e Teto Solidário e apoio ao Programa Minha Casa Minha Vida

• Repasse às entidades assistenciais locais

Valor que subsidia as atividades de 15 instituições passou de R$ 4 milhões.

• Construção da Avenida José da Silveira

Via que liga o Parque Industrial ao Seis Conjuntos recebeu pavimentação, ciclovia e calçamento. Investimento foi de pouco mais de R$ 4,4 milhões.

• Pavimentação da Estrada Rodeio

Trecho beneficiado vai da Rodovia José da Silva ao início da Estrada Pala, na Venda Santo Antoninho.

• Revitalização da Praça do Japonês

Reconstituição do lago, troca e complementação da iluminação, conserto dos bancos, melhoria do paisagismo e remodelação do aspecto visual.

• Melhorias no trânsito

Instalação de radares semafóricos, melhorias dos serviços de táxi, aquisição de novos abrigos de ônibus, mudança da DIRETRAN para nova sede, aquisição de novos semáforos e anjinho e contratação de agentes.

• Ampliação das pistas de caminhada

Construção de mais de 2,5 km, em diferentes regiões do município, no entorno do Parque Cinturão Verde, e nos distritos, totalizando 36 km.

• Distribuição de insumos agrícolas

190 toneladas de Sulfato de Amônia entregues a 262 agricultores, possibilitando o aumento da renda e produtividade

• Início da construção da nova Feira do Produtor

Reforma prevê reparos na cobertura e pilares metálicos, substituição do piso e nova pintura, sistema de iluminação e jardinagem. Ainda haverá a construção de uma nova área coberta para o atendimento dos feirantes, banheiros e depósito.

• Dois novos parques industriais

Leilão de 36 terrenos para a instalação de diferentes atividades empresariais, com o subsídio de 80% pago pela Prefeitura.

• Desburocratização para empresas

Renovação anual do alvará de funcionamento deixou de ser exigido e mudanças para acelerar a emissão de alvarás de construção.

• Casa do Empreendedor

Criação de um espaço que reúne diversos serviços do interesse do empresário em um só lugar, garantindo mais agilidade aos procedimentos.

RECONHECIMENTO

• Prêmio de Melhor Gestão do Paraná

Entre os municípios que possuem de 50 a 100 mil habitantes e renda per capita superior a R$20,4 mil, Cianorte foi a 1ª colocada do estado e a 6ª do Brasil. Título foi concedido pelos Conselhos Federal e Regional de Administração.

• Selo “Bom Pagador” conferido pelo Tribunal de Justiça do Paraná

Certificado reconheceu a boa conduta do ente público, que está em dia com o pagamento dos precatórios. Documento se referente ao ano orçamentário de 2018.

“Para o próximo ano temos muitos planos. Será quando encerraremos a nossa gestão e concluiremos uma série de ações e trabalhos já iniciados, um deles será a pavimentação da Estrada Rodeio, que beneficiará toda a comunidade que vive naquela região”, comenta o prefeito Bongiorno, que aproveita para desejar um ano novo de muita paz aos cianortenses.