Cianortenses se preparam para a 16ª Cavalgada Cinturão Verde

Publicado: 02/07/2018

Evento que dá início às festividades do aniversário de Cianorte acontece neste domingo (08), a partir das 07h, na Acrenorte

A expectativa dos apreciadores de cavalos e da cultura sertaneja é grande para este domingo (08), data em que acontecerá a tradicional Cavalgada Cinturão Verde. O evento, que chega a sua 16ª edição, abrirá as festividades do aniversário de 65 anos de Cianorte e, a partir das 07h, contará com programação variada no Parque de Exposições Wilson Ferreira Varella (Acrenorte). A organização espera que mais de três mil pessoas passem pelo local durante o dia.

Os amigos Éverton Otair Pallaro, João Paulo Ouverney e Luiz Otávio Rosa, já confirmaram presença. Todos são participantes assíduos da ocasião. “Essa será a minha décima cavalgada em Cianorte. Também frequento outras da região, mas a daqui considero uma das melhores. Sempre vou acompanhado dos meus amigos e familiares e, neste ano, não vai ser diferente. Estamos ansiosos”, relata Luiz Otávio, que irá percorrer os 16 km do circuito, com seu cavalo Canário.  

Nessa semana que antecede a Cavalgada, tanto Luiz quanto João, além dos cuidados regulares, adotam medidas especiais com relação aos animais. “Sempre realizo a vermifugação; o controle e a prevenção de carrapatos; forneço alimentação de boa qualidade e sigo as orientações do veterinário. No dia do evento, em especial, pretendo acordar às 5h30 para buscar o Mandraque [cavalo] com tranquilidade e fazer uma boa escovação no pelo, antes de o selar e partir para a concentração”, conta João.

Para Éverton, os preparativos são diferentes. O jovem não irá participar da marcha, mas sim da disputa de melhor tocador de berrante, que acontece após a chegada dos cavaleiros e amazonas à Acrenorte. No ano passado, ele foi o campeão. “Nessa semana não estou nem dormindo direito, só pensando na Cavalgada e no bicampeonato”, diz. “Para tentar de novo um bom resultado, tenho treinado bastante o instrumento para aperfeiçoar a técnica”, completa.

“O mais bacana da Cavalgada, além do contato com o Parque Cinturão Verde que margeia grande parte do trajeto, é justamente esses momentos de diversão e integração entre os amigos e familiares”, pontua o prefeito Bongiorno, que ainda convida toda a população para participar. “É uma oportunidade gratuita e pensada com todo o carinho pela nossa equipe para os moradores de Cianorte e região”, conclui.  

PROGRAMAÇÃO

A concentração terá início às 7h, no Parque de Exposições Wilson Ferreira Varella (Acrenorte), localizado na Rodovia PR-323, km 230, onde os participantes poderão degustar um delicioso café da manhã. O momento será seguido pela marcha ecológica, com saída prevista às 10h, com percurso de 16 km pelo entorno da Reserva Florestal, em áreas urbanas e rurais.

A partir das 11h30, com o retorno dos cavaleiros e amazonas à Acrenorte, haverá o almoço beneficente, preparado pelo Provopar e parceiros, que consiste no churrasco acompanhado de arroz, salada e farofa. A refeição será servida no barracão central e, para consumir, é preciso levar talheres. Os cartões individuais têm o valor de R$ 25 e podem ser adquiridos antecipadamente na sede da entidade (Avenida América, 4.000) ou no próprio evento.  

Para encerrar, haverá premiação, com troféus, nas categorias de: amazona ou cavaleiro mais velho; amazona ou cavaleiro mais novo; melhor tocador (a) de berrante; comitiva mais distante; e comitiva mais numerosa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3631-8100 / 9 9153-6080.

Fonte: Assessoria de Comunicação