Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira

Publicado: 04/10/2019

Na 1ª etapa de imunização serão atendidas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município

A próxima segunda-feira (07), em Cianorte, será marcada pelo início da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que, desta vez, estará dividida em duas etapas. Na primeira, que vai até o dia 25, serão atendidas crianças de seis meses a menores de cinco anos, sendo que o Dia D de mobilização está marcado para 19 de outubro. Já na segunda, que acontecerá entre 18 e 30 de novembro, serão imunizados jovens que possuem entre 20 e 29 anos, com o Dia D agendado para o dia 30 do mesmo mês. Em ambas as fases, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive dos distritos de São Lourenço e Vidigal.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em setembro deste ano, o Brasil contava com 5.346 casos de Sarampo confirmados, sendo que 13 estão no Paraná. “Isso quer dizer que nós somos o 5º estado do país em número de pessoas contagiadas”, interpreta a secretária municipal de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto, que reforça a importância da vacina. “A tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola, é uma das formas mais eficazes de impedir o avanço dessas doenças. Por isso, pedimos aos pais e aos responsáveis, neste primeiro momento, que não deixem de levar as suas crianças até uma das nossas unidades”, solicita.

As UBSs, durante a campanha, atenderão no horário convencional do expediente – das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 – e nos dias D de mobilização, que acontecerão aos sábados, prestarão serviço das 8h às 17h. Para receber a imunização, é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação. “Essa é uma dose que é oferecida durante o ano todo nas unidades. Sendo assim, se alguém for viajar antes ou quiser adequar, pode procurar pelo serviço”, informa a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas. 

Fonte: Karina Chichanoski | Assessoria de Comunicação