Associação Casa Ester inaugura Casa Terapêutica Feminina em Cianorte

Publicado: 21/12/2018

Local terá capacidade de atender até 54 mulheres em situação de dependência química, seja ela por drogas lícitas ou ilícitas

Após seis anos de muito trabalho, colocando as mãos na massa e empenhando esforços para angariar recursos, os membros da Associação Casa Ester inauguraram, na noite dessa quinta-feira (20), em Cianorte, a tão sonhada Casa Terapêutica Feminina. Com 950 m² de construção, o local, que fica na Estrada Septiba (ligação das Estradas Taboão e da Bica), terá a capacidade de atender até 54 mulheres em situação de dependência química, seja ela por drogas lícitas ou ilícitas. O investimento no espaço se aproximou dos R$ 500 mil.

“Foi uma missão que Deus colocou no nosso coração. No início não tínhamos nada, apenas o sonho de recuperar vidas”, argumentou Hélio Granzotto, que é presidente da entidade. Para arrecadar os recursos, ele, junto à diretoria e aos voluntários, arregaçou as mangas e promoveu inúmeras promoções, entre elas as feijoadas nos Festivais Gastronômicos do aniversário da cidade; as polentas no Colégio Drummond; promoções ocasionais como pizzas, salgados e calzones; e o Bazar Beneficente Permanente que, realizado todos os sábados, foi a principal fonte de arrecadação.

Na oportunidade, o prefeito Bongiorno elogiou a iniciativa. “De fato, esse trabalho que a Casa Terapêutica irá desempenhar era uma lacuna que tínhamos no nosso município e é substancial para atender pessoas que querem deixar a drogadição. Pela importância que possui, frente à sociedade, merece todo o apoio do Poder Público”, pontuou. Também na ocasião, Silvio do Pátio, representando a Câmara dos Vereadores, ao lado dos edis Márcia Pereira e Victor Hugo Davanço, também expressou o apoio do legislativo. “Contem conosco para o que precisar”, disse.

Logo no início do ano, a entidade começa a realizar a triagem das mulheres interessadas no tratamento, que pode durar de seis meses a um ano, de acordo com o quadro de cada uma, e é gratuito. Os atendimentos começam, de fato, em fevereiro com dez mulheres. “Estamos realizando os últimos ajustes. Ainda faltam chegar móveis, como as camas, e acertar os últimos colaboradores”, explica a secretária da Casa Ester, Rosangela Maria Benevento. Três profissionais já foram contratados e outros já demonstraram interesse em se voluntariar. Os clubes do Rotary de Cianorte equiparam a cozinha e a lavanderia do local.