Arrastão do lixo eletrônico recolhe 9 toneladas de materiais em Cianorte

Publicado: 18/06/2018

Ação de incentivo à destinação correta de resíduos integrou a Campanha Junho Verde

Nove toneladas. Essa foi a quantidade de materiais recolhidos no último sábado (16), durante o arrastão do lixo eletrônico, que aconteceu, em frente à Câmara Municipal. A iniciativa da Prefeitura de Cianorte, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), com o apoio do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Conjove, Hausmith e do Lions Club Cianorte, também recebeu 100 litros de óleo e 300 lâmpadas fluorescentes.

“Um número considerável de materiais sem utilização que agora, graças ao comprometimento dos moradores, recebe a destinação adequada”, comentou o secretário da pasta, Guilherme Comar Schulz, que ainda relembrou o quanto seria prejudicial o descarte inadequado desses produtos. “Se rejeitados diretamente no meio ambiente, poderiam prejudicar o solo por contaminação, devido às substâncias químicas que possuem, e ainda demorarem muito para se decompor”, completa.

Todo o lixo eletrônico arrecadado - monitores de computadores, telefones, celulares, televisores, lâmpadas fluorescentes, ventiladores, impressoras, entre outros – recebeu o destino adequado. “Encaminhamos tudo para uma empresa especializada que fará a separação para a reciclagem”, explica o secretário.

Para quem não conseguiu realizar o descarte na data especial, que integrou a agenda da campanha Junho Verde no município, existem outras oportunidades. “O lixo eletrônico, produzido por pessoas físicas, é recebido todas as quintas-feiras, das 13h às 17h no Viveiro Municipal Benedito Zanzarini, que fica próximo ao campus da UEM”, comunica a chefe da de Educação Ambiental, Cristiane Marchini Roco.