Agentes comunitários recebem capacitação em saúde mental

Publicado: 03/05/2018

Objetivo foi preparar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atuarem nas demandas da área, por meio de um trabalho integrado

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Saúde Mental, realizou na última sexta-feira (27), no auditório do Paço Municipal, um evento de matriciamento que abordou, com os agentes comunitários de saúde (ACSs), as maneiras de integrar os cuidados em saúde mental com a atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através de um modelo de cuidados colaborativos.

Durante toda a tarde discutiu-se a saúde mental atrelada à Rede de Atenção Psicossocial, que realiza o atendimento especializado; as práticas em saúde mental que podem ser adotadas na Atenção Básica; as formas de atuação do agente comunitário nesse âmbito, narradas por um relato de experiência; e ainda como deve ser realizado o cuidado humanizado para tratar de transtornos mentais.

Para a chefe da Divisão, Thaíse Dantas, ao estarem capacitados, os ACSs auxiliam nas demandas do setor. “O apoio matricial, ou seja, essa construção coletiva do processo terapêutico entre as equipes, é fundamental. Assim, esses profissionais, que estão em contato com a população, têm a capacidade de detectar as necessidades de possíveis cuidados psicossociais e realizar os encaminhamentos ao especialista, quando necessários”, comenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação